Um marco na História da Educação Matemática – I ENAPHEM

As pesquisas sobre educação matemática em perspectiva histórica têm crescido muito nos últimos anos no Brasil, graças à consolidação de diversos grupos de pesquisas da área.

Esse entorno permitiu a comunidade de pesquisa se reunir em um evento nacional de grande expansão: O Primeiro Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática – ENAPHEM, realizado entre os dias 01 a 03 de novembro de 2012, na cidade de Vitória da Conquista/BA.

A realização do ENAPHEM – em sua primeira edição – foi uma obra coletiva de representantes de diferentes programas de pós-graduação que possuem linhas de pesquisa voltadas à Educação Matemática, e desenvolvem projetos sobre história da educação matemática. Pesquisadores dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, do Mato Grosso, de São Paulo, do Rio de Janeiro, da Bahia, de Minas Gerais, de Sergipe e do Rio Grande do Norte, todos eles integrantes e orientadores em programas de suas respectivas universidades, somaram esforços para promover um debate mais produtivo ao avanço das pesquisas na área com a realização do Encontro.

O ENAPHEM levou em conta os seguintes eixos temáticos:

  • Fontes para a história da educação matemática;
  • Metodologias da pesquisa em história da educação matemática;
  • História da educação matemática em diferentes níveis de ensino
  • História da educação matemática e formação de professores

Em reconhecimento a importância da primeira edição do encontro que ainda continua promovendo o movimento de encontro de pesquisadores a refletirem sobre as pesquisas na área. E com o interesse de manter reunidos os trabalhos publicados nesse evento, nós estamos disponibilizando os anais do evento para acesso online.

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.