Os trabalhos do 4º CONPET Civil já estão disponíveis online, confira!

A quarta edição do CONPET Civil aconteceu na última semana, nos dias 28 a 30 de abril em Fortaleza, com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento contou com a participação de 14 PETs (Programa de Educação Tutorial) com o tema “PET Civil: Filosofia, Ação e Legado”, sendo que os trabalhos apresentados já estão disponíveis para acesso na plataforma Galoá Proceedings Indexados.

A ideia do congresso surgiu após a realização do XVIII Encontro Nacional dos Grupos PET, que trouxe a sugestão de um evento para  reunir todos os PETs apenas da Engenharia Civil do país. A primeira edição ocorreu em 2014 na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e desde de então tem conquistado sua reputação entre os graduandos da área. Segundo o aluno de Engenharia Civil da UFC e membro da organização deste ano, Felipe Saldanha, o congresso tem entre seus objetivos:

“Fomentar a discussão da filosofia que rege as atividades de todo grupo PET, ou seja, a prática da tríade: ‘Ensino, Pesquisa e Extensão’. Portanto, tal ideologia leva o PET a praticar ações, as quais podem ser auxiliadas pelo empreendedorismo, que sejam atreladas à missão, à visão e aos valores de cada grupo, de modo que elas produzam mudanças no meio de atuação do PET, a fim de causar impacto na sociedade e na graduação” – Felipe Saldanha, aluno da Universidade Federal do Ceará

Durante o CONPET Civil foram realizadas três palestras, “Desmitificando a Protensão”, “O Papel do Engenheiro Civil e a questão da água” e “Plano Urbanístico de Fortaleza 2040”, além de mesas redondas e discussões sobre PET e empreendedorismo. Outra atividade realizada foi a Competição de Estruturas Recíprocas visando a interação entre os congressistas.  

Os 22 trabalhos apresentados pelos 14 grupos podem ser acessados através deste link, onde eles estão  separadas entre os três eixos temáticos do evento: ensino, pesquisa e extensão. Felipe Saldanha também comenta o que o motivou a  publicar os anais do evento de forma online através da plataforma do Galoá:

“Atualmente, grande parte da população mundial tem acesso à Internet. Dessa forma, torna-se fundamental que os congressos tenham a publicação online de seus anais para que haja a disponibilização do conhecimento produzido a todos. Tornar o conhecimento acessível é uma das premissas do programa PET. Anais eletrônicos facilitam o acesso aos trabalhos gerados pelo evento, além de aumentar o alcance desses” – Felipe Saldanha, aluno da Universidade Federal do Ceará

A parceria entre o Galoá e o CONPET se iniciou após a organização conhecer a plataforma Galoá Proceedings Indexados e o que chamou atenção para os nossos serviços foi o envio das estatísticas dos trabalhos para cada autor mensalmente.

“Além disso, também gostamos muito da organização do site e da possibilidade de mostrarmos a história do evento e as normas de submissão dos trabalhos. Essas ferramentas nos chamaram a atenção pois demonstra qualidade para os anais que vamos criar para o evento. É um serviço bem completo!” – Felipe Saldanha, UFC

Saiba mais sobre o CONPET através do site e confira os anais do evento aqui!

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!