Mitologia e ficção científica se misturam no Pint of Science

Terça feira, dia 16 de maio de 2017, ocorreu a segunda noite do Pint of Science. A equipe do Galoá marcou presença nos bares de Campinas para conferir os temas da noite. No Alzirão Itapura, a noite se iniciou com a apresentação da banda Factus. Logo após, os palestrantes Carlos Orsi e André Azevedo da Fonseca discutiram com o público sobre a visão da ficção científica sobre o futuro e a utilização de mitos nos discursos tecnológicos.

Onde estão nossos carros voadores?

Carlos Orsi é escritor de ficção científica, ganhador do prêmio Argos de Melhor Conto Brasileiro de Ficção Científica em 2013 e 2015 e possui diversos trabalhos publicados como Pura PicaretagemGuerra Justa e Livro dos Milagres. A conversa se iniciou com o autor comentando um pouco sobre a história da ficção científica desde seu início, com a publicação de Frankenstein por Mary Shelley até os dias atuais, mostrando que o gênero não trata apenas sobre viagens ao futuro.

Orsi comentou como o SciFi se atrelou a especulação tecnológica e social, imaginando como serão os apetrechos tecnológicos do futuro e como vamos usá-los. Algumas previsões acabam chegando bem perto da realidade, citando o conto de Murray Leinster A logic named Joe, publicado na revista Astounding Science Fiction em 1946. A história de Leinster fala sobre uma tecnologia de busca muito semelhante à Internet e ao Google, prevendo até conflitos éticos relacionados ao uso indiscriminatório da tecnologia.

Mas, como comentou Carlos Orsi, ainda estamos longe de ter nossos carros voadores e teletransporte. A ficção científica está cheia de exemplos de coisas que não possuem previsão de virar realidade ou que não foram adotadas pelas massas.

O pecado original

Após um pequeno intervalo, André Azevedo da Fonseca, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez um gancho com a palestra de Orsi e conversou sobre a utilização de mitos no discurso tecnológico atual, começando com o mito do paraíso e o pecado de Adão e Eva.

De forma bem didática e descontraída, André Fonseca trouxe sua apresentação premiada no Science Slam da Euraxess em 2016, que você confere abaixo.

O professor explica como o pecado original de Adão e Eva é a busca pelo conhecimento na tentativa de se igualar a Deus, e como isso se repetiu em mitos de diversas culturas. Esses mesmos mitos e jornadas épicas também são extremamente usados nos filmes de Hollywood e propagandas publicitárias criando uma cultura de louvor a tecnologia.

Se você gostou do vídeo acima, vale a pena conferir o canal no Youtube do professor André Azevedo da Fonseca, onde você encontra diversos vídeos discutindo sobre as ciências humanas de forma bem humorada e descomplicada.

A segunda noite do Pint of Science ocorreu simultaneamente em 4 bares pela cidade de Campinas e outras 22 cidades brasileiras.

Leia mais:

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!