IUFoST 2012 – Um evento marcante para a ciência brasileira

Entre os dias 05 e 09 de agosto de 2012, a cidade de Foz do Iguaçu, no sul do Brasil se transformou na capital mundial da ciência e tecnologia de alimentos. Essa foi a primeira vez que um país latino-americano sediou um evento deste setor com mais de 3000 participantes, de todos os continentes.

O 16° Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos do IUFoST, teve como tema principal a segurança de alimentos processados pela indústria. Com o objetivo de promover oportunidades de cooperação internacional, troca de  informações e discussões entre cientistas e especialistas de alimentos de todo o mundo.

A presidente do IUFoST 2012, Glaucia Pastore, frisou ao longo do evento a potencialidade da ciência e tecnologia que se pratica em toda a América Latina, a produção crescente de alimentos in-natura ou industrializados.

Sobre a constantes ações do IUFoST no setor, a presidente do comite científico Delia Rodriguez-Amaya declarou: “Tem que haver continuidade com todas as atividades do IUFoST se realmente queremos para combater os problemas do mundo, temos de continuar a trabalhar continuamente e harmoniosamente”.

Um dos principais focos da 16ª edição do evento foi o envolvimento de jovens cientistas e estudantes. Ter a oportunidade de falar com alguns destes jovens profissionais é importante a entendimento da organização do Congresso Mundial. Com essa visão, contemplou-se durante o evento, as apresentações do Prêmio Jovem Cientista. Destaque para brasileira, Profa. Dra. Fernanda Maria Vanin, que foi uma pesquisadora entre os premiados.

Além desse prêmio, o IUFoST e jurados de representatividade internacional tiveram o prazer de anunciar ao longo do evento, os vencedores do Prêmio Global da Indústria de Alimentos.

Com isso, o programa científico foi composto de modo abrangente, cobrindo pontos-chave na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, dentre eixos temáticos como: processamentos, análise, engenharia e microbiologia de alimentos, biotecnologia alimentar, e nanotecnologia.

IUFoST refletiu a importância da ciência e tecnologia de alimentos para o mundo, com mais de 47 países representados, mais de 2800 trabalhos científicos inscritos no congresso, e depoimentos como o do Michael Knowles, vice-presidente mundial da Coca-cola: “A ciência e tecnologia de alimentos transformou-se com as significativas mudanças globais, inclusive econômicas, que marcaram a última década”.

Para guardar os registros de memória deste evento, o Galoá está disponibilizando o Proceedings IUFoST-2012. Nele você pode consultar os trabalhos apresentados durante o congresso, classificados pela categoria de apresentação, e por tema, de forma simples e prática.

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!