Infográfico Interativo: Graus de liberdade em publicações de acesso aberto

Aqui no Galoá trabalhamos todo dia para colaborar com a Ciência e a Comunicação Científica. No Brasil, acredito que o Acesso Aberto ainda é pouco discutido e há carência de material de qualidade sobre o tema em português.

Por isso, decidimos investir tempo produzindo conteúdo de qualidade sobre o tema, você pode encontrar nossos primeiros resultados aqui em nosso blog no formato texto, e agora pela primeira vez, decidimos produzir conteúdo em um novo formato, infográfico interativo.

Nele, falamos sobre os níveis em seis diferentes categorias sobre acesso aberto para você saber com facilidade o quão aberto pode estar o seu trabalho ou artigo científico.

Animação do Infográfico de Graus de Liberdade em Open Access
Infográfico: graus de liberdade em Open Access

As informações foram baseadas no guia How Open Is It?, da SPARC e a PLOS One, sobre a preservação dos direitos dos leitores, dos autores, de depósito dos autores da publicação ou informação científica, de depósito automático das instituições e outros repositórios, de reutilização do material e acessibilidade das máquinas.

Acreditamos que a colaboração é essencial para o desenvolvimento da ciência, e por isso, nosso infográfico está licenciado em Creative Commons (CC BY), ou seja, você pode utilizar as informações e o infográfico em seu blog, vlog, dissertação ou artigo.

Vamos ficar felizes se você utilizar e nos avisar, e por favor, não esqueça em nos dar os créditos fazer referência a essa página.

Veja o infográfico

Como devo referenciar o infográfico?

Acrescente a seguinte referência, com a data do dia de seu acesso ao conteúdo: GALOÁ, Infográfico Interativo: Graus de liberdade em publicações de acesso aberto [Infográfico]. 2016. Disponível em: 2016-08-25. Acesso em: XX de mês. XXXX.

Como consigo inserir o infográfico no meu blog ou site?

Ao inserir o conteúdo do infográfico em seu blog ou site, insira em HTML a seguinte informação:<iframe src="https://openaccess.galoa.com.br/infographic/" width="700" height="700" frameborder="0"></iframe><small><a href="https://galoa.com.br/" target="_blank">GALOÁ</a>,  <a href="https://galoa.com.br/blog/infografico-interativo-graus-de-liberdade-em-publicacoes-de-acesso-aberto" target="_blank">Infográfico Interativo: Graus de liberdade em publicações de acesso aberto</a> [Infográfico]. 2016. Disponível em: 2016-08-25. Acesso em XX de XX, 201X<strong></strong></small>

Salve e publique! Agora você também está contribuindo para um debate mais amplo.

Sobre o Autor

Fabiano Sant'Ana é o CEO e CVO do Galoá Science. Matemático Aplicado formado na Universidade de Campinas, a mais de uma década Fabiano trabalha diariamente com pesquisadores das mais diversas áreas automatizando tarefas, reduzindo esforços e maximizando o impacto da pesquisa científica brasileira.