Évariste Galois, o revolucionário matemático que inspirou o Galoá

Você sabia que o nosso nome Galoá é uma homenagem ao matemático francês Évariste Galois? Isso mesmo, a grafia Galoá é a forma como se pronuncia o sobrenome desse importante e revolucionário matemático.

Évariste Galois morreu com seus 20 anos de idade com um tiro em um duelo de amor, mas em seu pouco tempo de vida trouxe importantes contribuições científicas a ponto de ter se tornado uma “pedra fundamental” da matemática com sua teoria, que deu origem a um novo campo da álgebra.

A homenagem prestada com o nome Galoá foi feita por ele ser uma figura icônica na história da ciência e ter inovado tanto e em poucos anos, sendo considerado o pai da Teoria de Grupos na matemática, essencial para tantas inovações, como até mesmo a criação de computadores um século depois.

Por isso que no texto de hoje vamos apresentar um pouco da biografia desse precoce matemático homenageado em cada novidade que desenvolvemos para a ciência brasileira.

A breve vida de Évariste Galois (1811-1832)

Ao pesquisar sobre a vida desse matemático, um ponto que a maioria das biografias apontam é que sua história se torna digna de minissérie, novela ou filme. Isso porque mesmo vivendo apenas 20 anos, Galois se envolveu em conflitos dignos de Hollywood.

O protagonista dessa história nasceu no dia 25 de outubro de 1811 em Paris, capital francesa. Galois teve contato com a vida política desde cedo porque quando tinha 4 anos de idade seu pai, Nicolas Gabriel Galois, foi eleito prefeito da comuna francesa (como é chamada a menor área administrativa) Bourg-la-Reine, localizada no subúrbio sul de Paris.

Por toda sua infância até seus 12 anos, o matemático teve aulas em casa e somente com sua mãe como professora. Na escola, leu toda a obra do matemático italiano Lagrange, o que pode ter despertado seu interesse em entender equações de 5º grau.

Seu pensamento além do tempo lhe trouxe dificuldades, já que em 1827 ele foi recusado a ingressar na École Polytechnique, onde sonhava estudar, mas alguns professores não entendiam seu raciocínio rápido que o fazia até “pular” etapas dos cálculos, além de depoimentos de que Galois era um jovem arrogante.

Mesmo envolvido com questões matemáticas, seu interesse pela política foi marcante em sua vida, o que se intensificou mais com o suicídio de seu pai após intrigas políticas, motivando Évariste a lutar fervorosamente pela república francesa, o que resultou em sua expulsão da École Normale Supérieure após publicar um ataque ao diretor. Depois desse incidente, o matemático foi preso duas vezes, uma por desacato ao rei e outro por porte ilegal de fardamento.

Como os presos parisienses foram vítimas de cólera em 1832, Évariste foi transferido para uma casa de saúde, local onde conheceu e supostamente manteve um romance com Stéphanie-Félice Poterin du Motel, filha de um médico e noiva de um renomado atirador.

Não se sabe como se deu o relacionamento e nem se Stéphanie correspondia aos sentimentos de Galois, mas o pai dela não aparentava aprovar alguém desempregado e perigoso com ideias políticas revolucionárias. Como ainda era comum nesse período os duelos em que as mulheres eram dadas como prêmios ao vitorioso, Évariste entrou em um desafio contra o noivo enciumado.

Com a iminente possibilidade de morrer contra um apto atirador, Galois enviou a um amigo matemático chamado Auguste Chevalier uma carta reunindo suas pesquisas até o momento, também pedia que o seu trabalho fosse apresentado aos grandes matemáticos da época, caso morresse, sendo que em alguns pontos de seus escritos ele referenciou a presença de uma mulher e que não tinha mais tempo (confira nas fotos abaixo).

Mesmo sem a certeza se sua morte foi causada por uma disputa amorosa, no dia 30 de maio de 1832 Évariste Galois foi encontrado baleado no estômago e levado a um hospital, onde faleceu no dia seguinte.

Registros das cartas de Évariste Galois com muitos rabiscos e dizeres que aparentam ser  "Je N'ai Pás Le Tempe" e "Une Femme"
Registros das cartas de Évariste Galois com muitos rabiscos e dizeres que aparentam ser “Je N’ai Pás Le Tempe” e “Une Femme”

Referências sobre Galois:

MCTIC. Curiosidades: Galois, o gênio que morreu cedo demais, 31 de maio de 2017. Disponível em <https://www.facebook.com/MCTIC/posts/1550280988339522>

SANTOS, C. P. dos; NETO, J. P.; SILVA, J. N. A teoria de grupos + o Puzzle do 15, junho de 2017. Disponível em: <http://jnsilva.ludicum.org/hm2008_9/Livro8.pdf>

STEWART, Ian. The Luckless revolutionary In: Why Beauty Is Truth: The History of Symmetry. New York: Basic Books, 2017, p. 97-111

YANES, J. Évariste Galois, el adolescente que revolucionó las matemáticas In: Open Mind, 31 de maio de 2016. Disponível em: <https://www.bbvaopenmind.com/evariste-galois-el-adolescente-que-revoluci…

Equipe do Galoá science

Olá! Gostou desse post? Ele foi escrito pela equipe do Galoá Science especialmente pra você, caso queira mais conteúdos desse tipo, clique nos links abaixo para acompanhar nossas redes sociais!